domingo, 1 de fevereiro de 2009

"Todas as ruas do amor"

Não sou propriamente um "adepto ferrenho" do Festival da Canção... antes do espírito de competição inerente a ele. Tal como acontece com o futebol ou os jogos olímpicos, o patriotismo invade as nossas cordas vocais e só nos apetece gritar: "Sim isto é portugal! E tenho muito orgulho em ser português!!" Afinal de contas, é esse patriotismo que inspira uma civilização e a faz progredir e crescer com sucesso. E quando o elemento central dessa competição é a música... meus amigos, é uma das mais belas artes que o Homem consegue criar. Há que respeitá-la e, acima de tudo, senti-la..

Dito isto, foi com uma enorme incredulidade e frustração que fiquei a conhecer as 24 canções eleitas pelo júri(?). Não apenas pela péssima qualidade da maioria delas mas também pelas "caras conhecidas" que passaram a esta selecção. Efectivamente não é credível que, de entre mais de 300 candidatos (393), as canções destas figuras públicas sejam as melhores... (Aqui há gato!) Sinceramente, não me lembro de ver tanto "lixo" representado numa só tabela (Até me lembro mas não gosto de pensar nisso...). Efectivamente, escolheram quase exclusivamente cantores conhecidos do público, com um "piscar de olho" aos emigrantes, de modo a que as audiências da RTP não fossem prejudicadas. Com tantas estrelas (de)cadentes, é certo que o programa vai ter uma grande adesão... Digamos que houve um pacto simpático entre a RTP e o júri(?). Vá lá, sejamos honestos...

Como cabeça de cartaz temos a "miss silicone" Luciana Abreu, com toda a sua originalidade e mestria lá se conseguiu lembrar da frase mais batida nos últimos meses: " Yes we can"! Pelo amor de Deus! Ainda por cima não canta..berra! Que foleirice... mas este "produto de TV" não nos larga? Mas há mais amiguinhos vindos da SIC. Temos o casalinho "mete nojo" Nuno e Fábia (sem querer ferir susceptibilidades), cujo amor ardente já deu frutos... uma balada enfadonha. Pensem duas vezes antes de gerarem uma cria... Sinceramente agradecia muito que cantassem em privado..não em público..please!

Não nos podemos esquecer da Romana e a sua "Banda de Piercings" para agradar aos feirantes e afins. Já ouviram a música dela? E aquela parte em que ela se passa da cabeça e começa a misturar fado, música cigana, sevilhana... não sei, há algo que não se percebe muito bem pois ela também canta muito alto lá pelo meio... Também temos a ultrapassada Nucha (ainda cá anda?), a qual ficou retida no seu "rock" dos anos oitenta...ah e também grita! Já é tempo de gozar a sua reforma e sair do caminho. Xô!

As Tayti...uma é loira outra é morena e nenhuma das duas tem jeito para a música. Simplesmente não é compreensível como chegaram até esta fase (deveríamos ter uma conversa muito séria com os 4 estarolas: Tó Zé Brito, Fernando Martins, Ramón Galarza e José Poiares, ai ai ai!) Mas queremos ser quem? O quê? Espanhóis? Italianos? Obamas?

Eu quero ser português... desculpem lá a minha ousadia.

Não vou falar dos restantes concorrentes, pois não me apetece perder mais tempo com eles.. Concluímos então que houve um "acordo" feito entre um júri(?) muito pouco idóneo e uma RTP convencida de que ser português é não gostar de música... perdoem-me mas eu não gosto de ser humilhado além fronteiras. Faz-me comichão.

Mas nem tudo é mau! E eis a razão para a criação temporária deste blogue.. É que o júri(?) não podia escolher 24 figuras públicas..assim já toda a gente desconfiaria, não é verdade? E pensaram " Bem, temos de escolher uma ou outra música boa para disfarçar.." E não é que até fizeram um bom trabalho?

Quando menos se esperava, eis que surge a canção "Todas as ruas do amor" Flor-de-lis. Caros amigos... é de uma simplicidade e beleza que a podemos ouvir vezes sem conta que não nos fartamos dela. Enquanto os restantes países criam canções parecidas umas às outras (vira o disco e toca o mesmo..) surge em Portugal um produto verdadeiramente genuíno, cuja raiz assenta na música popular portuguesa. Esta canção é despretenciosa! A única capaz de alcançar um bom lugar este ano...temos provas disso em 96 (com Lúcia Moniz). Para além disso, apresenta-nos um poema à altura, o qual irei transcrever numa próxima mensagem.

Há que votar nesta canção... Está na hora de termos algum amor próprio e valorizar o que portugal tem de bom e não tentar imitar os outros ( a imitação nunca é a mesma coisa que o original ).

O desafio que vos apresento é este: reunir o maior número de votos para podermos destronar a Luciana Abreu que, logo à partida, apresenta uma grande vantagem em relação aos restantes concorrentes. Uma legião de fãs adolescentes, doidinhas e ceguinhas pela borboleta Lucy (ia vomitando agora...). Sim, os restantes concorrentes também são fortes..também têm os seus fãs.. mas se derrotarmos a Luciana é quase certo que conseguiremos o primeiro lugar..

ATENÇÃO, quando falo em "nós", não me refiro á banda Flor-de-lis.. nunca tinha ouvido falar deles até há umas semanas atrás (mea culpa). Refiro-me a todas aquelas pessoas que gostam de música, que sabem distinguir um produto verdadeiramente português, aquele que nos faz vencer além fronteiras. Aquele que nos caracteriza, que nos torna únicos neste mundo... que nos faz acreditar que ser português é um estado de espírito só nosso! "Nós" somos aqueles que acreditam nas nossas potencialidades, que acreditam que é possível vencer honestamente sem ter "primos", "sobrinhos" ou "tios"... que conseguimos atingir os nossos objectivos sem "atalhos" manhosos... é a nossa luta contra o Sistema! (ai o famoso sistema..). Há que aproveitar estes momentos para condenar os fundamentos do sistema...

Esta canção tem qualidade! Tem essência, carácter, corpo e alma. E tudo isto "Made in Portugal"! Esta canção faz-me acreditar que sendo português conseguirei vencer no futuro. Passem a palavra, divulguem este "manifesto" aos vossos amigos e que a blogosfera consiga reunir os votos necessários para que, no dia 27 de FEVEREIRO de 2009 (na RTP) consiga vencer Portugal... e não a Luciana Abreu! E assim seremos representados por Portugal... e não pela Luciana Abreu...

Lembrem-se que ser simples não é ser pobre... é ser rico!

Ouçam a canção "Todas as ruas do amor" e constatem se é ou não verdade o que acabaram de ler... Aproveitem e leiam os comentários, principalmente os de residentes de outros países que ficaram apaixonados pela nossa música.

http://www.youtube.com/watch?v=zbBAfzsZ9uI


Less is more! Lisbon 2010!!


3 comentários:

  1. Olá, antes de tudo obrigado pela visita ao nosso Blog Brasileiro sobre o Eurovision, o Janela ESC. Devo concordar com quase tudo que foi dito neste texto, mas creio que mesmo não tendo a canção mais criativa, com um bom show, Luciana Abreu pode conseguir chegar a final do Eurovision. Mas creio que a melhor maneira de representar o povo português seria com a canção da banda Flor-De-Lis, simplesmente maravilhosa, não apenas iria para a final, mas conseguiria uma colocação no top 10. Creio que infelizmente Luciana vai vencer, mas não veja isso como algo ruim, não estará tão mal representado.

    Boa Sorte Portugal!

    ResponderEliminar
  2. Eu votei "Flor de Lis - Todas as ruas de amor" porque?

    porque é a musica mais portuguesa, porque é alegre, toca no coraçao de qualquer portugues..

    quanto ao que disseste ? concordo plenamente contigo, e so tenho pena de nao se conseguir derrubar o "sistema"..ja chateia, é todos os anos a mesma coisa...sempre as mesmas caras...com imensa falta de qualidade

    força Flor de Lis !!!

    ResponderEliminar
  3. já agora, sera que me consegues arranjar a musica em audio? para eu nao passar horas no youtube?

    abraço

    ResponderEliminar